Quais eram as principais características dos Estados absolutistas?
Os Estados absolutistas existiram na Europa, entre os séculos XV e XIX. A principal característica era a alta concentração do poder nas mãos de uma única pessoa, o rei. A decisão tomada pelo rei não podia ser modificada ou anulada por ninguém.
Qual a relação entre os estados absolutistas e as monarquias nacionais?
Os estados absolutistas tiveram o apoio da Igreja Católica, que considerava o rei como um ser divino. As monarquias nacionais se firmaram por meio de um processo lento e gradual. A criação desse novo modelo político enfrentou várias batalhas e tratados que contribuíram para a sustentação do mesmo.
Quais foram os principais defensores do absolutismo?
Neste modelo de estado absolutista, segundo Bodin, não havia nada de mais sagrado que o rei. Um dos principais defensores do absolutismo foi o inglês Thomas Hobbes (1588-1679). Hobbes defendeu, em sua obra ” Leviatã “, inicialmente, os seres humanos viviam no estado de natureza, onde havia a “guerra de todos contra todos”.
Qual era a teoria que embasava o absolutismo em Portugal?
O absolutismo em Portugal duraria até a Revolução Liberal do Porto, em 1820, quando o rei Dom João VI (1816-1826) foi obrigado aceitar uma Constituição. A teoria que embasava o absolutismo era o “Direito Divino”.