O que são caspases exemplos?
As caspases são um tipo de proteases, ou classe de enzimas que decompõe outras proteínas. As caspases estão envolvidas na iniciação e execução de apoptose (morte celular programada). Uma vez ativada, a segunda caspase pode decompor outras caspases (ativando-as) ou outros ligandos.
Quais são as duas vias de apoptose?
Há duas principais vias de sinalização da apoptose: a via extrínseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrínseca (ou via da mitocôndria), e evidências recentes apontam que essas duas vias estão ligadas e que moléculas de uma delas podem influenciar na outra.
Quais são os tipos de caspases?
As caspases envolvidas na apoptose são classificadas de acordo com sua função:
- Caspases efetoras: caspases -3, -6 e -7.
- Caspases iniciadoras: caspases-2, -8, -9 e -10.
- Caspases envolvidas na inflamação: Caspases-1, -4, -5, -11 e -12.
O que é uma apoptose?
O citoplasma da célula inicia uma fragmentação derradeira e progressiva. Engloba os fragmentos nucleares em porções de seu citoplasma que se desprendem da superfície celular, formando os chamados corpos apoptóticos.
Qual o papel das caspases no processo de morte celular explique?
As caspases executoras ativam a endonuclease, que é uma enzima que promove a fragmentação do DNA. Promovem também a degradação do citoesqueleto celular.
Para que serve o teste de caspase?
O ensaio de actividade de caspase foi concebido para ser utilizado com formatos de placas multipoços utilizando enzimas purificadas ou células em cultura e pode ser multiplexado com outros ensaios baseados em células. A alta sensibilidade permite o uso do ensaio Caspase-Glo® 3/7 em sistemas de cultura de células 3D.
Quais são as fases da apoptose?
Esse processo ocorre da seguinte maneira:
- retração da célula por causa da perda de aderência com outras células e com a substância extracelular;
- cromatina condensa-se e fica próxima à membrana nuclear, a qual não é lesionada;
- membrana celular forma prolongamentos conhecidos como “blebs”;
Como ocorre a apoptose pela via extrínseca?
Na via extrínseca (também conhecido como “via do receptor de morte”), a apoptose é desencadeada pela ativação induzida por ligante de receptores de morte na superfície da célula.
Quando acontece apoptose?
A apoptose é um tipo de morte celular programada que ocorre em diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos e …
Quando ocorre a apoptose?
A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas. Além disso, a apoptose também ocorre quando o organismo é invadido por patógenos ou o DNA é lesionado.
Quais são os processos envolvidos na morte celular?
Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.
Qual enzima está envolvida no processo de morte celular?
O apoptossomo, então, ativa as caspases iniciadoras ou ativadoras de morte celular, sendo que, dessas caspases, a principal é a caspase 9. As caspases executoras ativam a endonuclease, que é uma enzima que promove a fragmentação do DNA. Promovem também a degradação do citoesqueleto celular.