Como puncionar veia Subclavia?
Punção da veia subclávia (VSC) por via supraclavicular. A agulha é inserida na bissetriz do ângulo formado pelo bordo lateral do SCM e a clavícula, em direção ao mamilo contralateral.
Como é realizada a técnica de seldinger?
O cateterismo venoso central é realizado utilizando a Técnica de Seldinger, que consiste em puncionar a veia central com uma agulha longa, de pequeno calibre, por dentro da qual avança-se um fio-guia. Com o fio-guia na posição adequada, um dispositivo de dilatação venosa é introduzido vestindo o mesmo.
Como fazer acesso femoral?
O trajeto de inserção da agulha: Inserir agulhas de procedimento (agulha com anestésico local, agulha localizador e agulha introdutora) 2 a 4 cm inferior ao ligamento inguinal, 1 cm medial à artéria femoral, em um ângulo de 45 a 60° na pele, e apontar em direção ao umbigo.
Como puncionar a jugular interna?
A canulação percutânea da veia jugular interna utiliza pontos de referência anatômicos para orientar a punção venosa e uma técnica de Seldinger para inserir um cateter venoso central através da veia jugular interna e na veia cava superior.
Qual a melhor maneira de puncionar uma veia?
O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia. Realizar anti-sepsia com álcool 70%, o local escolhido não deve interferir com a mobilidade.
O que é cateter subclávia?
O JACC (cateter central jugular axilar-subclávia) ARROW® é a inovação mais recente dos líderes em acesso venoso central. Indicado para permanência de curto a longo prazo, esse CVC inovador pode permanecer no paciente durante todo o período de terapia, desde a UTI até os cuidados ambulatoriais.
O que é PICC na enfermagem?
O cateter venoso de inserção periférica (PICC), popularizado a partir da década de 1970, a princípio para nutrição parenteral, ganhou múltiplos usos nos hospitais. Inserido a partir do braço, por uma veia periférica, chega à veia cava superior ou ao átrio direito.
Quais são os tipos de punção?
As punções variam de acordo com a sua finalidade. – PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). – PUNÇÃO BIÓPSIA – hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática… Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome – de forma cruenta.
O que é acesso femoral?
O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).
Qual perna passa a veia femoral?
A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior….
Artéria femoral | |
---|---|
Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações – coxa direita, visão anterior. | |
Nome em Latim | arteria femoralis |
Quem pode puncionar jugular?
No parecer nº 10/09, o Conselho Regional de Enfermagem do DF afirma que a punção de veia jugular externa pode ser realizada pelo Enfermeiro desde que esteja treinado e habilitado para o procedimento, sendo capaz de desempenhar o procedimento com segurança para si e para o paciente, além de imprescindível a capacitação …
Qual é a técnica da punção?
Consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia superficial, de preferência de grande calibre. Confira abaixo mais sobre o procedimento.