O que é delírio para psicanálise?
Na psicanálise o delírio é visto como uma tentativa de cura e é portador de uma verdade. O objetivo desse resumo é abordar o conceito de delírio e sua função na estrutura psicótica baseado no texto de Briggs e Rinaldi (2014), que apresenta um caso clínico que embasa a discussão dos autores.
O que é a segunda tópica?
A Segunda Tópica de Freud: teoria estrutural. Compreendendo que seu modelo antigo possuia limitações que impediam um entendimento mais expressivo dos achados psicanalíticos, Freud propôs uma novo modelo para o aparelho psíquico.
Por que a parte mais teórica da obra de Freud é chamada de metapsicologia?
A metapsicologia freudiana traz os princípios, os modelos teóricos e os conceitos fundamentais da clínica psicanalítica. É um método de abordagem de acordo com o qual todo processo mental é considerado em relação com três coordenadas: dinâmica, topográfica e econômica.
Qual a diferença entre metapsicologia e Parapsicologia?
A metapsicologia é considerada, por muitos, um sinónimo da parapsicologia (ciência que estuda todos os fenómenos que não são explicados em termos de princípios ou leis cientificas como, por exemplo, clarividência, telepatia, etc.).
Qual a função do delírio na psicose?
Na psicose, há um sujeito da linguagem, que, através do delírio, tenta reconstruir para si algum lugar possível de existência em seu âmbito de vida.
O que é delírio coletivo?
O grande problema deste movimento é a sua cegueira. A maioria dos negacionistas afincos sofrem de um delírio coletivo, isto é, uma convicção errônea para a Ciência e para quem não é negacionista, mas aparentemente super verdadeira para quem defende o movimento.